Óleo essencial de Menta

Nomes cientificos :

Mentha

descrição olfativa :

mentolado e refrescante

Aspectos emocionais :

Revigorante, traz energia, proporciona equilíbrio e conforto. Ajuda em sintomas de depressão, estresse e tontura.

Aspectos fisicos :

Alivia dor de cabeça e enxaqueca. Expectorante. Indicado para enjoos, indigestão e ânsia de vômito. Promove frescor muito usado para aliviar dores musculares. Anti-inflamatório, antisséptico, tônico digestivo e analgésico.

Aspectos cosmeticos :

Auxilia no tratamento de acne e remove cravos. Controla a oleosidade da pele e cabelo. Ajuda combater celulite e alivia insolação.

Modo de uso

Para combater a oleosidade e manchas de pele: pingar 3 gotinhas em 30 ml de algum óleo vegetal de qualidade ou hidratante e aplicar no rosto.

Para cabelos saudáveis e fortes, livres de caspa: pingar até 9 gotas em 15 ml de óleo vegetal (uma colher de sopa) e aplicar em todo o cabelo, caprichando bem no couro cabeludo. Deixar agir por algumas horas e depois lavar bem para remover o excesso. Aplique uma gota de óleo diluída no shampoo no banho da manhã para estimular o couro cabeludo, energizar sua mente e acordar.

Para enjoos, cólicas e indigestão: pingar uma gota de óleo essencial na palma das mãos e inalar. Massagear o abdômen com 5 gotas do óleo essencial em 15 ml de óleo vegetal.

Para dores de cabeça: diluir duas gotas em 15 ml de óleo vegetal (uma colher de sopa) com 7 gotas de óleo essencial de lavanda, e massagear as têmporas.

Para combater o mau-hálito: Em 30 ml de água, pingar 1 gota de óleo essencial de menta, bochechar e cuspir.

Escalda-pés ou banho de banheira: Colocar 4 gotas em 1 xíc. de café de sal grosso e colocar a mistura na água morna.

Para um banho revigorante: Pingar até 5 gotas no canto do box e inalar durante o banho.

Inalação para gripes, resfriados e alergias: pingar até 5 gotas em um recipiente com água quente, cobrir a cabeça com uma toalha e inalar o vapor por alguns minutos.

Para dor de garganta: Misture 1 ou 2 gotas de óleo de menta em um copo de água morna e 1 pitada de sal marinho. Gargarejar essa mistura para reduzir a inflamação da garganta, matar bactérias e anestesiar a dor.

Massagem para dores musculares: pingar até 5 gotas em 15 ml de óleo vegetal (uma colher de sopa) e massagear a região dolorida.

Meditação respiratória: pingar 1 gota na palma da mão, fechar os os olhos e inalar o aroma das mãos lentamente por alguns minutos.

Difusor pessoal: pingar uma gota no colar difusor pessoal, até duas vezes ao dia.

Difusor de ambiente: pingar até 5 gotas em um difusor elétrico e diluir com água.

Spray: Coloque até 60 gotas em 100 ml de álcool de cereais ou vodca.


Cuidados :

Nunca usar óleo essencial puro sobre a pele, com exceção dos óleos de lavanda e melaleuca, que podem ser aplicados sobre cortes, feridas, cicatrizes e acne (atenção: apenas uma gota! E faça o teste de alergia antes, caso você tenha a pele sensível). Teste de alergia: coloque uma gota do óleo essencial sobre a área do antebraço próxima ao punho e esperar 24h. Caso não haja reação, passar no local desejado. Não é tóxico, nem irritante (exceto em elevadas concentrações), mas o mentol que ele contém pode causar sensibilidade. Não utilizar em mulheres gestantes, em pacientes durante tratamentos homeopáticos, em pessoas epilépticas ou com histórico de cardiopatia.

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


CAPTCHA ImageChange Image