Óleo essencial de Tomilho Branco

Nomes cientificos :

Thymus vulgaris

descrição olfativa :

herbáceo

Aspectos emocionais :

revigorante do corpo e da mente e ajudando a diminuir o cansaço, a fadiga e a insônia.

Aspectos fisicos :

Estimulante do Sistema Nervoso -- revigorante e combate sensações de cansaço, fadiga e insônia. - Fungicida e forte ação bactericida. - Virótico -- tem eficácia sobre alguns tipos de verrugas - Antisséptico, expectorante e antitussígeno -- considerado um desinfetante das vias aéreas, atuando na boca, gargante e pulmões. - Imunoestimulante -- basicamente, estimula a ação dos leucócitos e ajuda o organismo a reagir contra as doenças e a deter a propagação de germes. É benéfico para o sistema imunológico. - Antisséptico também no trato urinário em conjunto com sua ação diurética. - Antisséptico intestinal, auxilia a eliminação de vermes. - Antiinflamatório -- bronquite, cistite, artrite, otite, psoríade, etc

Modo de uso
  • Tosse, bronquite, gripe e pneumonia
    6 a 8 gotas em 1 litro de água fervente. Inalar por 15 minutos cobrindo a cabeça com uma toalha. Massagear peito e costas com 1 gota em um punhado de óleo vegetal. Nebulização: 1 gota para um copinho cheio de soro fisiológico.Afta
    2 a 3 gotas em meio copo com água. Molhar o algodão e aplicar.Caspa
    1 gota em um punhado de xampu. Massagear o couro cabeludo e enxaguar. 30 gotas em 100ml de água. Borrifar no couro cabeludo e deixar secarGengivite e periodontite
    1 gota em meio copo com água. Fazer bochechos diariamente.

    Micoses
    30 gotas de óleo de tomilho diluídos em 60ml de bálsamo de copaíba. Pingue de 1 a 2 gotas no local 3 a 4 vezes ao dia.

    Sinusite
    1 gota para cada 5 gotas de óleo vegetal. Faça massagem nos seios nasais evitando a região dos olhos.

    BELEZA

    Queda de cabelo
    1 gota em um punhado de xampu. Massagear o couro cabeludo e enxaguar. 20 gotas em 100ml de água. Borrifar no couro cabeludo e deixar secar.

    Varizes
    30 gotas diluídos em 60ml de óleo vegetal de arnica montana. Massageie sempre na área acima das varizes, nunca abaixo ou em cima, pois isso aumenta a pressão sobre as veias varicosas.

    Acne e espinhas
    3 gotas em um cotonete. Aplique direto no local. Vaporização facial: 5 gotas em um litro de água fervente. Feche os olhos e deixe o vapor chegar ao rosto. Faça por 5 minutos. Para fechar os poros, enxague o rosto com água fria.

    Manchas de acne
    15 gotas em 30ml de óleo de rosa-mosqueta. Use todos os dias.

    Para fortalecer o cabelo
    1 gota de óleo em um punhado de xampu. Massagear o cabelo e enxaguar. 20 gotas em 100ml de água. Borrifar no cabelo e deixar secar. Usar 1 gota em um pouco de creme para pentear.

    EMOCIONAL

    Estresse e Ansiedade
    Banho: dissolva de 3 a 4 gotas na banheira. 1 gota em um punhado de sabonete líquido, e espalhe pelo corpo. Aromatização: aromatize o ambiente colocando 5 gotas em um aromatizador elétrico e complete com água. Ou coloque de 15 a 20 gotas em 500ml de água e borrife no ambiente. Escalda-pés: em uma bacia de água morna, acrescente de 5 gotas de óleo de tomilho. Massagem: 20 gotas de óleo de tomilho em 60ml de óleo vegetal. O uso do óleo de tomilho complementará o tratamento feito por médico ou terapeuta.

    Dor de cabeça
    Faça compressas na testa e axilas com 2 gotas diluídos em meio litro de água fria. O uso do óleo de tomilho complementará o tratamento feito por médico ou terapeuta.

    Falta de concentração
    Aromatização: aromatize o ambiente colocando 5 gotas em um aromatizador elétrico e complete com água. Ou coloque de 15 a 20 gotas em 500ml de água e borrife no ambiente. O uso do óleo de tomilho complementará o tratamento feito por médico ou terapeuta.

    Precauções
    Pessoas com hipersensibilidade, pele machucada, crianças menores de 2 anos, gestantes e lactantes não devem usar este óleo.

    FORMAS DE USO DOS ÓLEOS ESSENCIAIS
    Uso:

    Inalação: é um método bastante eficiente no trato das afecções respiratórias como: sinusite, resfriado, tosse, irritação da garganta, catarro, e de stress.

    O aroma penetra pelo nariz e as células olfativas captam as moléculas aromáticas por meio dos cílios, enviando impulsos nervosos para o sistema límbico, no cérebro. Com a chegada dos impulsos nervosos, o sistema límbico (uma espécie de arquivo de cheiros e sensações) reconhece as moléculas aromáticas e as identifica. É por isso que certos aromas são capazes de afetar nosso humor, trazer lembranças, provocar sentimentos de alegria, tristeza, saudade, etc.
    Prosseguindo o caminho, o sistema límbico passa a informação sobre o aroma para o hipotálamo que, por sua vez, repassa para a hipófise. A informação vai, então, para outras glândulas e influencia a atividade imunológica, o batimento cardíaco, a produção de enzimas e hormônios.
    As moléculas aromáticas que entram pelo nariz também seguem pelas vias respiratórias até o pulmão. Nos alvéolos ocorrem as trocas gasosas. De lá, a moléculas vão para o sangue junto com o oxigênio.

    Métodos:

    – Coloque em um pano 6 a 8 gotas de OE e faça três inalações profundas. – Coloque 3 ou 4 gotas de OE em um recipiente com água quente e inale o vapor durante 3 a 5 minutos, cobrindo a cabeça com um pano para evitar que se disperse as partículas de óleo.

    Advertência: Feche os olhos ao inalar. Pessoas que sofrem de asma não devem realizar este método.

    Banhos: um banho com OE, pode ser relaxante, sedativo, tônico, estimulante, afrodisíaco, refrescante, revigorante. É útil para aliviar dores musculares, afecções da pele, mas sua grande valia é no combate ao estresse.

    Coloque de 6 a 8 gotas de OE na água quente, em uma banheira. Não esquente demasiadamente a água porque o óleo evapora-se com rapidez, permaneça no banho de 10 a 20 minutos.

    Compressas: este método é muito eficaz para aliviar dor e reduzir inflamações. Acrescente 4 a 5 gotas de OE em um recipiente com água, em seguida imerge o pano na água, torce para eliminar o excesso de água e coloca sobre a região afetada.

    Compressa quente, é eficaz em caso de dores musculares, cólicas menstruais. Quando a água esfria repete-se a operação.

    Compressa fria, é eficaz para combater cefaléia ( aplica sobre a testa e a nuca ), inchaços, devendo ser trocada logo que a temperatura do corpo se aquece.

    Aplicações tópicas: são úteis nas doenças cutâneas como a acne, aftas.
    Os óleos essenciais aplicados na pele entram pelos poros e vão para os vasos sangüíneos que irrigam a derme. Depois, seguem para a corrente sangüínea, para o sistema linfático, músculos e órgãos.

    Vaporizações: É ideal para a desinfecção de ambientes ou roupa de cama, é também um modo agradável de perfumar uma peça ou um ambiente, através de difusores elétricos ou a vela, ( o calor da chama converte a água e o óleos essencial na forma de um delicado vapor aromático) ou com aromatizadores em spray.

    Gargarejo : É uma grande ajuda para o tratamento das superfícies mucosas orais, em aftas, gengivas inflamadas e mal hálito. Coloque 4 gotas do óleo essencial apropriado em ½ copo de água morna e bocheche, sem jamais digerir a substancia.

    Massagens : é uma maneira importante para a aplicação dos óleos essenciais, sendo do ponto de vista físico, o modo mais eficaz de introduzi-los no organismo. Acontece uma interação entre o poder terapêutico do toque e a escolha dos óleos essenciais adequados à condição física, emocional e ao temperamento do paciente/cliente naquele momento específico.

    Outras formas: Escalda pés, acrescentar em máscaras faciais, banho de acento, águas perfumadas e refrescantes.


Cuidados :

CUIDADOS E PRECAUÇÕES: Não usar puro sobre a pele. Usar sempre diluído (como em óleo vegetal.

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


CAPTCHA ImageChange Image