Óleo essencial de Melaleuca

Chás naturais e oléos essenciais, benefícios e preparos
Nomes cientificos :

Melaleuca alternifolia

descrição olfativa :

mentolado, refrescante e herbáceo.

Aspectos emocionais :

renova a energia do ambiente.

Aspectos fisicos :

antiviral, expectorante, anti-inflamatório, estimula a circulação, auxiliar na melhora de crises respiratórias. Ajuda com infecções na boca e garganta como gengiva inflamada, dor de dente e afta. Utilizado como auxiliar em resfriados, gripes, asma, bronquite, rinite e sinusite.

Aspectos cosmeticos :

ajuda a combater queda de cabelo e acne. Limpa e purifica a pele, unhas e cabelo, diminuindo a oleosidade. Auxilia no trato de micose de unha e picada de inseto, também eficaz para otite e candidíase.

Modo de uso

O óleo de melaleuca pode ser usado de diferentes formas, de acordo com os objetivos medicinais. Para desinfetar feridas ou tratar fungos nas unhas, por exemplo, é necessário misturar duas ou três gotas do óleo com uma colher de sopa de óleo de amêndoas e aplicar no ferimento ou na unha afetada.

Já para a pele, com o objetivo de reduzir a acne, deve-se misturar 1ml do óleo com 9ml de água e aplicar na região acneica uma ou duas vezes ao dia. Enquanto que para o tratamento de infecções genitais é necessário diluir o óleo de melaleuca com outro óleo, como o de amêndoas, e aplicar na região.

Além desses usos, Betina destaca que a melaleuca pode ser usada como anti-inflamatório, calmante e cicatrizante no pós depilação ou pós procedimentos. “Isso porque o óleo de melaleuca ajuda a acalmar a pele irritada e evitar a foliculite”, conta. Nesse caso, a dica da dermato é misturar três gotas do óleo essencial em uma colher  de sopa de gel de aloe vera e aplicar na região depilada. Ou então, misture três gotas no seu creme calmante multi reparador ou de silicone no pós procedimento.


Cuidados :

Lembre-se que em hipótese alguma o óleo de melaleuca deve ser ingerido. Ele é usado apenas no tratamento externo, podendo ser tóxico por via oral. Também não se esqueça que é fundamental utilizá-lo sob prescrição de um dermatologista de confiança, principalmente na pele, cabelos e unhas.

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


CAPTCHA ImageChange Image