Chá de Hortelã
Nomes cientificos :
A hortelã pode ter vários benefícios para saúde, já que ela é rica em vitaminas A, C, B6, E, K, também tem ácido fólico e riboflavina. Ele pode ser ingerido ou inalado, de qualquer maneira ele tem ações antifúngicas, antibacteriana e anti-inflamatória. Melhora problemas digestivos Alívio de gases e cólicas no intestino, de quadros de azia e de refluxo são alguns dos efeitos que o chá pode proporcionar. De acordo com Rafael Soares, médico pela UFSCPA (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre), nutrólogo e dermatologista, isso acontece porque a hortelã melhora a produção de secreções digestivas e tem um efeito antiespasmódico, que diminui as contrações intestinais, resultando em relaxamento. Com isso, é possível eliminar melhor os gases, toxinas, assim como reduzir as dores e o desconforto. Alivia sintomas de asma, congestão nasal, rinite e sinusite. A hortelã possui ácido ascórbico, mentol e tinol em sua composição, o que promove ação expectorante e descongestionante. Diminui a cólica menstrual O mecanismo é semelhante ao que acontece com os problemas digestivos, já que o mesmo efeito relaxante no intestino e no estômago também acontece com a musculatura uterina. Pode aliviar dores de cabeça e enxaqueca O chá age como vasodilatador e ativa a circulação do sangue, o que pode ajudar a aliviar dores de cabeça e enxaqueca. Diminui sintomas de estresse, ansiedade e alivia dores musculares. A presença do mentol aumenta o fluxo sanguíneo, promove a sensação de relaxamento e pode ser um excelente calmante natural. Ajuda a manter concentração O chá de hortelã promove mais disposição, pois melhora os níveis de energia, reduz a fadiga e oferece mais agilidade mental, se consumido ao longo do dia. "É uma excelente opção para beber ao estudar, por exemplo, pois favorece o foco e a concentração", diz Gustavo Feli, médico do desenvolvimento físico e mental com foco em nutrologia e medicina da longevidade pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (SC), pós-graduando em nutrologia pela USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto. Neste caso, é indicado o chá de hortelã-pimenta, tipo obtido do cruzamento entre Mentha aquática eMentha spicata. Ajuda a regular o colesterol Além de resultar na melhora do fluxo da bile, a hortelã facilita a quebra de moléculas de gordura, o que ajuda a controlar o LDL, conhecido como colesterol "ruim". Fortalece o sistema imunológico A grande quantidade de vitaminas e minerais, como fósforo e cálcio, faz da planta um alimento poderoso para a imunidade. Age como antibacteriano Ele dificulta o crescimento de bactérias não apenas no trato digestivo, mas também na boca, matando os germes que podem causar a halitose. Algumas pesquisas inclusive já mostraram que o extrato de hortelã tem potencial antimicrobiano inclusive contra a candidíase.
Mentha
Familia :Lamiaceae
Nomes populares :Hortelãzinho, hortelã de panela, hortelã de cheiro, hortelã da folha miúda, hortelã da horta, hortelã comum.
Modo de preparo :2 a 3 colheres de folhas frescas, secas ou trituradas; 150 ml de água fervente.
propriedadesA hortelã pode ter vários benefícios para saúde, já que ela é rica em vitaminas A, C, B6, E, K, também tem ácido fólico e riboflavina. Ele pode ser ingerido ou inalado, de qualquer maneira ele tem ações antifúngicas, antibacteriana e anti-inflamatória. Melhora problemas digestivos Alívio de gases e cólicas no intestino, de quadros de azia e de refluxo são alguns dos efeitos que o chá pode proporcionar. De acordo com Rafael Soares, médico pela UFSCPA (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre), nutrólogo e dermatologista, isso acontece porque a hortelã melhora a produção de secreções digestivas e tem um efeito antiespasmódico, que diminui as contrações intestinais, resultando em relaxamento. Com isso, é possível eliminar melhor os gases, toxinas, assim como reduzir as dores e o desconforto. Alivia sintomas de asma, congestão nasal, rinite e sinusite. A hortelã possui ácido ascórbico, mentol e tinol em sua composição, o que promove ação expectorante e descongestionante. Diminui a cólica menstrual O mecanismo é semelhante ao que acontece com os problemas digestivos, já que o mesmo efeito relaxante no intestino e no estômago também acontece com a musculatura uterina. Pode aliviar dores de cabeça e enxaqueca O chá age como vasodilatador e ativa a circulação do sangue, o que pode ajudar a aliviar dores de cabeça e enxaqueca. Diminui sintomas de estresse, ansiedade e alivia dores musculares. A presença do mentol aumenta o fluxo sanguíneo, promove a sensação de relaxamento e pode ser um excelente calmante natural. Ajuda a manter concentração O chá de hortelã promove mais disposição, pois melhora os níveis de energia, reduz a fadiga e oferece mais agilidade mental, se consumido ao longo do dia. "É uma excelente opção para beber ao estudar, por exemplo, pois favorece o foco e a concentração", diz Gustavo Feli, médico do desenvolvimento físico e mental com foco em nutrologia e medicina da longevidade pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (SC), pós-graduando em nutrologia pela USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto. Neste caso, é indicado o chá de hortelã-pimenta, tipo obtido do cruzamento entre Mentha aquática eMentha spicata. Ajuda a regular o colesterol Além de resultar na melhora do fluxo da bile, a hortelã facilita a quebra de moléculas de gordura, o que ajuda a controlar o LDL, conhecido como colesterol "ruim". Fortalece o sistema imunológico A grande quantidade de vitaminas e minerais, como fósforo e cálcio, faz da planta um alimento poderoso para a imunidade. Age como antibacteriano Ele dificulta o crescimento de bactérias não apenas no trato digestivo, mas também na boca, matando os germes que podem causar a halitose. Algumas pesquisas inclusive já mostraram que o extrato de hortelã tem potencial antimicrobiano inclusive contra a candidíase.
Leave a comment