Chá de Erva botão
Nomes cientificos :
Em vários países a erva-botão vem sendo utilizada como erva medicinal para tratar muitos problemas de saúde, principalmente as partes aéreas dessa planta, como as suas folhas que constam ser empregadas na preparação de extratos e fitoterápicos para auxiliar no tratamento de: cirrose e outros problemas do fígado; problemas gástricos; desintoxicação e infecções do organismo; doenças de pele e cicatrização de feridas; febre; problemas respiratórios;bronquite;hemorragias; picadas de insetos e serpentes; queda de cabelo, além de outros. Devido a esses usos na medicina popular a erva-botão (Eclipta prostrata) já passou por estudos científicos a fim de averiguar as suas atividades biológicas. Esses estudos laboratoriais e alguns clínicos foram publicados em periódicos científicos que constatam que essa espécie possui importantes propriedades medicinais, entre elas: analgésica; broncodilatadora (melhora do sistema respiratório); antioxidante; anti-inflamatória; hepatoprotetora (protege o fígado); hipolipemiante (reduz colesterol total e triglicérides); anti-hipertensiva (reduz a pressão arterial); neuroprotetora (reduz edema cerebral e melhora a memória); imunomoduladora (melhora do sistema imunológico); antiedêmica (contra toxinas de serpentes, entre elas jararaca, cascavel e surucucu); anticonvulsiva e antiepiléptica; antidiabética; osteoprotetora (previne e reduz a osteoporose); antitumoral (entre os quais contra linhagens de câncer de mama e de ovário); antimicrobiana; e atividade que promove o crescimento capilar.
Eclipta alba
Familia :Asteraceae
Nomes populares :erva-botão, sucuruína, agrião-do-brejo.
Modo de preparo :200 ml de água - 1 colher de sopa de folha de erva-botão desidratada Ferva a água. Adicione a folha de erva-botão desidratada. Deixe em infusão por 5 minutos. Sirva.
propriedadesEm vários países a erva-botão vem sendo utilizada como erva medicinal para tratar muitos problemas de saúde, principalmente as partes aéreas dessa planta, como as suas folhas que constam ser empregadas na preparação de extratos e fitoterápicos para auxiliar no tratamento de: cirrose e outros problemas do fígado; problemas gástricos; desintoxicação e infecções do organismo; doenças de pele e cicatrização de feridas; febre; problemas respiratórios;bronquite;hemorragias; picadas de insetos e serpentes; queda de cabelo, além de outros. Devido a esses usos na medicina popular a erva-botão (Eclipta prostrata) já passou por estudos científicos a fim de averiguar as suas atividades biológicas. Esses estudos laboratoriais e alguns clínicos foram publicados em periódicos científicos que constatam que essa espécie possui importantes propriedades medicinais, entre elas: analgésica; broncodilatadora (melhora do sistema respiratório); antioxidante; anti-inflamatória; hepatoprotetora (protege o fígado); hipolipemiante (reduz colesterol total e triglicérides); anti-hipertensiva (reduz a pressão arterial); neuroprotetora (reduz edema cerebral e melhora a memória); imunomoduladora (melhora do sistema imunológico); antiedêmica (contra toxinas de serpentes, entre elas jararaca, cascavel e surucucu); anticonvulsiva e antiepiléptica; antidiabética; osteoprotetora (previne e reduz a osteoporose); antitumoral (entre os quais contra linhagens de câncer de mama e de ovário); antimicrobiana; e atividade que promove o crescimento capilar.
Leave a comment