Chá de Centella Asiática

Nomes cientificos :

Centella asiática

Familia :

Apiaceae

Nomes populares :

centela, gotu kola, antanan, pegaga e brahmi.

Modo de preparo :

1 colher de sopa de folhas secas para cada 500 ml de água. Deve-se ferver a água, acrescentar a planta e desligar o fogo. Em seguida, tampar a panela e deixar a mistura descansar por 10 a 15 minutos. Deixar esfriar e beber de 2 a 3 vezes por dia.

propriedades

Hidrata e tem efeito protetor contra inflamação da acne. Estudos apontam que o madecassoside, substância encontrada na Centella Asiática, aumenta a hidratação da pele, por meio da regulação positiva de alguns elementos essenciais, como aAquaporina para hidratação da pele, inibindo a inflamação relacionada à acne pela Propionibacterium acnes, tendo um certo efeito protetor contra a inflamação da acne.

Estimula a síntese de colágeno Muito por conta dos triterpenos, o extrato de Centella Asiática tem um mecanismo de ação que é incrível para a pele: a estimulação da produção de colágeno tipo 1. Como já te contamos por aqui outra vez, o colágeno é uma proteína fundamental para a estrutura, elasticidade e firmeza da pele, representando cerca de 70% de toda a proteína presente nela e 30% do nosso corpo. Dentre os 28 tipos de colágeno, há aqueles que têm tudo a ver com a nossa pele, como o tipo 1, o mais presente no corpo, que ajuda na formação da pele, ossos, tendões, córneas, veias e outros tecidos conjuntivos.

Ajuda com a cicatrização Exatamente por ajudar a estimular a produção de colágeno e também por ajudar a reparar a barreira cutânea, a Centella Asiática ajuda muito com a cicatrização, seja a prevenção ou o processo de cicatrização em si. Os triterpenos presentes na Centella ajudam a melhorar a reepitelização (etapa do processo de cicatrização) e a normalizar o tecido conjuntivo, permitindo melhora de tônus e elasticidade.

Ajuda com a hiperpigmentação Lá vem o madecassoside, substância encontrada na Centella, de novo. Segundo estudos, entre outros pontos, ele inibe significativamente a síntese de melanina induzida por radiação UV, podendo ser eficaz como um inibidor de hiperpigmentação.

É anti-inflamatório, repara a barreira da pele e acalma a vermelhidão Por conta de sua composição, cheia de triterpenos, flavonóides, vitaminas e antioxidantes, a Centella apresenta benefícios únicos. Estudos apontam que aplicação tópica de formulações cosméticas contendo extrato de Centella Asiática ajuda a modular danos oxidativos da pele e ajudar a reparar a barreira da pele. Os resultados de um estudo polonês de 2016, mostraram que uma emulsão de extrato de Centella foi capaz de diminuir de forma estatisticamente significativa a vermelhidão da pele, além de melhorar a umidade da pele por aumento do estado de hidratação e diminuir a perda de água transepidérmica, além de apresentar propriedades anti-inflamatórias. Sendo assim, o estudo aponta que o ativo não é só eficaz em cosméticos antienvelhecimento, mas também para melhorar a hidratação da pele, tratamento de peles secas e sensíveis.

Antioxidante Sim, a Centella Asiática possui antioxidantes em sua composição, o que auxilia no combate aos radicais livres. Como já nos contou a Dra. Monalisa Nunes: "Os radicais livres são moléculas bem instáveis que danificam as células e ao DNA, causando danos à nossa pele. Os antioxidantes estabilizam a ação dos radicais livres ao se unir a eles e neutralizá-los, impedindo que eles ajam nas nossas células e no nosso DNA. É assim que eles impedem a ação dos radicais livres na nossa pele". Entre os danos causados pelos radicais livres estão o envelhecimento precoce, hiperpigmentação e, em alguns casos, melanoma. Ou seja, como a Centella Asiática tem ação antioxidante, ajuda no combate ao envelhecimento precoce da pele.

Estimula circulação sanguínea A Centella Asiática contribui para integridade do tecido conjuntivo, eleva níveis de antioxidantes, mas também estimula a circulação sanguínea. Estudos que investigam a ação do extrato de Centella no tratamento de insuficiência venosa, apontam houve melhora em sintomas como peso das pernas e edemas

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


CAPTCHA ImageChange Image