Chá de Ashwagandha
Nomes cientificos :
1. Reduz o estresse e combate a insônia A Ashwagandha tem o potencial de acalmar o cérebro, de favorecer a concentração e de auxiliar a resposta saudável ao estresse diário.Esses benefícios já foram comprovados em estudos com humanos. De acordo com pesquisadores, os extratos da raiz e da folha da Ashwagandha exibiram atividades antiestresse e anti-ansiedade notáveis nos pacientes observados. Além disso, há estudos que indicam que a planta pode melhorar os sintomas de depressão e de insônia. 2. Aumenta a produção de testosterona e potencializa a fertilidade.A Ashwagandha também é conhecida por aumentar a produção de testosterona, principal hormônio sexual masculino. Essa propriedade foi evidenciada em um estudo, cujo tratamento com o fitoterápico foi associado a um aumento 14,7% maior do hormônio em relação aos indivíduos que não fizeram o uso. 3. Reduz a inflamação e aumenta a imunidade A Ashwagandha pode ajudar a diminuir a inflamação no organismo e, consequentemente, fortalecer o sistema imunológico e auxiliar no combate de infecções. Isso acontece justamente porque a planta é rica em substâncias com ação anti-inflamatória, antioxidante e imunomoduladora. 4. Melhora a saúde cardíaca Justamente por possuir propriedade antioxidante, o consumo de Ashwagandha pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue, evitando o acúmulo de placas de gordura nas artérias. Consequentemente, há a redução no risco de doenças cardiovasculares, como infarto, AVC e aterosclerose. 5. Reduz o nível de açúcar no sangue Além de reduzir o nível de colesterol, estudos mostram que a Ashwagandha também pode ser capaz de reduzir os níveis de açúcar no sangue em jejum. 6. Fortalece os músculos A Ashwagandha também pode ajudar a melhorar o rendimento muscular durante a prática de atividades físicas. Isso acontece porque a suplementação feita com essa planta pode aumentar a massa e a força muscular. Em um estudo de oito semanas, os voluntários que receberam 500 mg da erva por dia aumentaram a sua potência muscular em 1%, enquanto o grupo de controle não experimentou melhorias. 7. Melhora a cognição e a memória A Ashwagandha também é usada na medicina Ayurveda para melhorar a memória e a cognição. Alguns estudos científicos já mostraram que o consumo do extrato da raiz dessa planta pode potencializar a memória, a atenção e o desempenho em tarefas. Porém, ainda são pesquisas pequenas e mais estudos na área são necessários para conclusões mais fortes. Efeitos colaterais De forma geral, o consumo a curto prazo da planta é seguro. Porém, dosagens excessivas podem causar alguns problemas. Entre os possíveis efeitos colaterais da Ashwagandha em excesso estão: • Dor no estômago; • Náuseas e vômitos; • Diarreia; • Problemas no fígado; • Irritação na pele (quando usada de forma direta).
Withania somnifera
Familia :Solonaceae
Nomes populares :Ginseng indiano
Modo de preparo :colocar 1 colher (de chá) de raiz seca de ashwagandha em 120 mL de água fervente. Deixar repousar por 15 minutos, coar e tomar morno. Recomenda-se beber 1 xícara por dia durante o período máximo de 6 meses.
propriedades1. Reduz o estresse e combate a insônia A Ashwagandha tem o potencial de acalmar o cérebro, de favorecer a concentração e de auxiliar a resposta saudável ao estresse diário.Esses benefícios já foram comprovados em estudos com humanos. De acordo com pesquisadores, os extratos da raiz e da folha da Ashwagandha exibiram atividades antiestresse e anti-ansiedade notáveis nos pacientes observados. Além disso, há estudos que indicam que a planta pode melhorar os sintomas de depressão e de insônia. 2. Aumenta a produção de testosterona e potencializa a fertilidade.A Ashwagandha também é conhecida por aumentar a produção de testosterona, principal hormônio sexual masculino. Essa propriedade foi evidenciada em um estudo, cujo tratamento com o fitoterápico foi associado a um aumento 14,7% maior do hormônio em relação aos indivíduos que não fizeram o uso. 3. Reduz a inflamação e aumenta a imunidade A Ashwagandha pode ajudar a diminuir a inflamação no organismo e, consequentemente, fortalecer o sistema imunológico e auxiliar no combate de infecções. Isso acontece justamente porque a planta é rica em substâncias com ação anti-inflamatória, antioxidante e imunomoduladora. 4. Melhora a saúde cardíaca Justamente por possuir propriedade antioxidante, o consumo de Ashwagandha pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue, evitando o acúmulo de placas de gordura nas artérias. Consequentemente, há a redução no risco de doenças cardiovasculares, como infarto, AVC e aterosclerose. 5. Reduz o nível de açúcar no sangue Além de reduzir o nível de colesterol, estudos mostram que a Ashwagandha também pode ser capaz de reduzir os níveis de açúcar no sangue em jejum. 6. Fortalece os músculos A Ashwagandha também pode ajudar a melhorar o rendimento muscular durante a prática de atividades físicas. Isso acontece porque a suplementação feita com essa planta pode aumentar a massa e a força muscular. Em um estudo de oito semanas, os voluntários que receberam 500 mg da erva por dia aumentaram a sua potência muscular em 1%, enquanto o grupo de controle não experimentou melhorias. 7. Melhora a cognição e a memória A Ashwagandha também é usada na medicina Ayurveda para melhorar a memória e a cognição. Alguns estudos científicos já mostraram que o consumo do extrato da raiz dessa planta pode potencializar a memória, a atenção e o desempenho em tarefas. Porém, ainda são pesquisas pequenas e mais estudos na área são necessários para conclusões mais fortes. Efeitos colaterais De forma geral, o consumo a curto prazo da planta é seguro. Porém, dosagens excessivas podem causar alguns problemas. Entre os possíveis efeitos colaterais da Ashwagandha em excesso estão: • Dor no estômago; • Náuseas e vômitos; • Diarreia; • Problemas no fígado; • Irritação na pele (quando usada de forma direta).
Leave a comment